Nossa Metodologia

Castro Barreto + AZ

Jornada Pedagógica Personalizada

O Colégio Castro Barreto, em parceria com a metodologia AZ, representa, para os responsáveis, a escolha por uma instituição de ensino que visa à eficácia nos estudos, com efeitos de longo prazo na formação de seus filhos. 

E, para os alunos, uma oportunidade de aprender a gostar de estudar, em um ambiente marcado pela aquisição dinâmica de conhecimento, cultura e disciplina de estudo.

Linha Pedagógica

As famílias sabem que a formação do caráter não pode ser submetida a fórmulas e ideias mágicas, pois a correção de rumos é diária e depende de cada gesto, cada palavra, cada atitude. Nesse sentido, optamos por adotar uma linha pedagógica híbrida, que procura reunir aspectos efetivos de diferentes filosofias educacionais.

Das linhas tradicionais, herdamos a existência de programas curriculares claros, a organização dos alunos por séries nas aulas, a disseminação da importância da disciplina de estudo, o papel central do professor na condução do processo e as avaliações quantitativas (testes e provas, com notas).

Das linhas contemporâneas, adotamos o incentivo à participação ativa dos alunos em sala, as atividades extras multidisciplinares protagonizadas pelos estudantes, o uso criativo das tecnologias e demais recursos didáticos, a interação entre diferentes séries nas atividades extraclasse e as avaliações formativas.

Proporcione ao seu filho(a) um ensino de qualidade, com uma metodologia que valoriza as individualidades dos alunos(as) e potencializa suas aptidões.

ciclo pdca

O segredo dos bons alunos não é estudar “muito”; é estudar bem. Na prática, isso significa ter método e estratégia. Aqui no AZ, nós aplicamos uma ferramenta chamada “Ciclo PDCA”, muito utilizada por empresas que visam à melhora constante. A ideia central é ensinar os alunos a sempre se planejar antes de qualquer tarefa, executar bem o planejamento, checar os resultados da execução e atuar corretivamente, aprendendo com os erros.

Como Funciona o Clico PDCA

Como fazer para conseguir, de fato, melhorar sempre? Em resumo, refletindo sobre o que se faz e corrigindo as falhas do percurso. Essa sabedoria não é nova, mas encontra uma tradução contemporânea bastante prática. Trata-se do ciclo PDCA, sigla em inglês para quatro comportamentos sucessivos: Planejar (“Plan”), Executar (“Do”), Checar (“Check”) e Atuar Corretivamente (“Act”).

Tipicamente, no caso da educação, mesmo os alunos estudiosos costumam ficar presos a apenas duas dessas atividades: estudar e fazer provas. Com isso, costumam repetir erros, que vão se acumulando na vida escolar.

Nossa aposta é inserir nesse processo as etapas de planejamento e correção de rumos. À primeira, cabe a reflexão antecipada e estratégica ao estudo propriamente dito (como estudar; em que lugar; com que recursos; em qual sequência). À segunda, compete encarar o desempenho anterior e perceber o que poderia ser corrigido no próximo período, refazendo o planejamento.

Provocados a pensar e agir dessa maneira, aos poucos, os alunos do AZ vão desenvolvendo a consciência de que estudar de qualquer jeito não adianta, da mesma forma que é pouco útil apenas verificar a nota obtida, sem analisá-la. Nossa mensagem é a de que o erro não é um problema, desde que seja aproveitado. Se, no entanto, ele se repete, não há superação acadêmica.

PLANEJAR (“PLAN”)

O processo começa com o Plano Semanal de Estudos, elaborado pelo Coordenador Pedagógico em conjunto com o aluno. A partir de um exame de sua condição inicial (facilidades e dificuldades; objetivos de curto e de longo prazo; rotina extraclasse), cria-se um cronograma semanal com todas as atividades do aluno, definido segundo uma matriz de estudos — que é a previsão anual das matérias a serem estudadas.

EXECUTAR (“DO”)

Em seguida, assistindo às aulas, estudando em casa e resolvendo exercícios, o aluno coloca em prática seu cronograma de estudos.

Nesse momento, além de manter a matéria em dia, é possível alcançar o aprofundamento teórico, sobretudo – no caso dos alunos do Ensino Médio – dos conteúdos mais incidentes nos vestibulares.

CHECAR (“CHECK”)

Para verificar se o planejamento foi cumprido com sucesso, o aluno faz testes objetivos, provas discursivas e simulados (no caso da 3ª série) — além de analisar a correção de suas listas semanais de exercício —, comparando seu resultado com a média total dos alunos e com suas marcas anteriores. Boletins impressos e virtuais (pela Plataforma AZ) ajudam o aluno a acompanhar seu desempenho.

Trata-se de uma etapa fundamental na preparação, pois permite a verificação do rendimento planejado.

ATUAR NAS DISCREPÂNCIAS (“ACT”)

Finalmente, o aluno é levado a interpretar seu desempenho, verificando, ponto a ponto, o que pode ser melhorado.

Cada falha gera um trabalho de revisão e estudo. Dessa forma, os erros são realmente enfrentados, a fim de que a evolução do aluno seja garantida em um padrão de melhoria contínua.

Por essa razão, o AZ enfatiza a prática e a correção das tarefas executadas. Tanto com os professores em sala, quanto na Monitoria, ou mesmo assistindo aos vídeos de resolução, os alunos revisam a matéria, não deixando lacunas em sua preparação. E tudo isso é feito com um planejamento completo.

Gostou da nossa proposta? Aproveite e garanta a vaga do seu filho(a) clicando no botão abaixo: